31 3359-4000

Processo de Recilagem

Home / Processo de Recilagem

 

MANUFATURA E PRODUÇÃO

A seguir apresentamos uma descrição do processo:

CARTUCHOS DE TINTA:

1º - Verificar o estado de conservação do cartucho.

2º - Fazer o teste do circuito elétrico utilizando equipamento apropriado de origem alemã.

3º - Lavagem dos cartuchos: é realizada com equipamento de ultima geração, de tecnologia alemã, onde permite que os cartuchos que necessitem de limpeza, possam ficar aptos ao enchimento da tinta. Este equipamento retira a fina camada de tinta seca das paredes do cartucho, com menos de 10ml de água desmineralizada e deionizada, ou seja, para cada 100 cartuchos que necessitam de lavagem, usa-se apenas 1 litro de água especial. Caso algum cartucho apresente entupimento em algum orifício, o desentupimento é feito por equipamentos específicos.

4 - Enchimento do cartucho: é o passo mais importante da reciclagem, e que determina a qualidade final. Nosso processo é realizado por maquinas alemãs que controlam simultaneamente o enchimento e a pressão interna dos cartuchos, onde, inclusive o ar que vai pressurizá-los tem que passar por um processo de purificação e tratamento. Nosso sistema obedece aos rígidos padrões dos fabricantes originais. Algumas empresas utilizam agulhas ou perfuradores para recarregarem os cartuchos(processo manual), comprometendo e danificando peças delicadas, existentes na sua parte interna. Dificilmente conseguirão uma boa qualidade de impressão.

5º - Testes de impressão: é utilizado para observar o grau de qualidade da reciclagem. Utiliza-se o mesmo modelo de impressora que o cliente tem em sua empresa ou casa. A News Print dispõe de um imenso parque de impressoras para testar seus cartuchos de tinta ou toner.

6º - Acabamento e embalagem: os cartuchos são enviados ao departamento de embalagem, onde o mesmo utiliza máquina de selagem apropriada. Essa é a parte final no processo de reciclagem.

7º - Assistência ao cliente: é realizada por uma equipe especializada, a fim de manter uma relação muito próxima com nossos clientes, atendendo e resolvendo de imediato qualquer dúvida ou problemas. Essa assistência é feita via telefone, e-mail ou diretamente no cliente.

 

CARTUCHOS DE TONER:

1º - Verificar o estado de conservação das peças internas e externas.

2º - Desmontar todo o cartucho e fazer limpeza de todas as suas partes e peças, utilizando equipamentos apropriados. Caso exista sobra de toner em seu interior, separar através de máquinas de absorção e condicionar em um reservatório apropriado.

3º - Fazer a manutenção de todas as peças, principalmente contatos elétricos.

4º - Adicionar na sessão de produção do cartucho a quantidade exata do toner específico.

5º - Observar atentamente a sessão de imagem dos cartuchos e limpar, lubrificar e montar corretamente.

6º - Montar sessão de produção e imagem.

7º - Testar cartuchos nas impressoras.

8º - Acabamento e embalagem do cartucho utilizando equipamentos apropriados, é a parte final do processo de reciclagem de toner.

 

PROCEDIMENTOS PARA RESÍDUOS

CARTUCHOS EM POLIETILENO
Conforme relatório previamente enviado a FEAM face ao requerimento de solicitação da Licença ambiental, os procedimentos a seguir foram analisados e aprovados por atenderem as exigências ambientais deste órgão estadual, visando um controle absoluto dos resíduos gerados pelo desenvolvimento da nossa atividade industrial.

É importante ressaltar que a reciclagem realizada pela empresa NEWS PRINT SERVIÇOS LTDA, reduz em aproximadamente 95% o descarte dos cartuchos para impressoras e, em algumas empresas onde ministramos palestras, o acompanhamento a usuários dos equipamentos para um correto manuseio destes cartuchos, constatou-se que o descarte reduziu sensivelmente, chegando a marca de 3%. É com esta grande marca já alcançada, que estamos motivados com projetos em desenvolvimento, e parcerias empresariais até fora do país, para em um período muito próximo reduzirmos em 100% estes descartes.

Os cartuchos em polietileno cujo descarte é de aproximadamente 3% são acondicionados em sacos plásticos lacrados e colocados em nosso fosso de rejeito, destinado a tal fim, vide planta técnica.

Devido às medidas ambientais corretas que adotamos, associado a nossa política prioritária de respeito ao meio ambiente, nos habilitou como a primeira empresa do ramo em Minas Gerais, a receber as licenças das secretarias competentes no âmbito Estadual e Municipal.

FOSSO ECOLÓGICO

Todo o processo de construção do fosso ecológico para acondicionamento de resíduos visa único e exclusivamente a proteção contra qualquer tipo de contaminação do solo ou do lençol freático.

Medidas adotadas:

1º - Em toda sua extensão o fosso ecológico foi revestido com uma camada de 10cm de concreto puro;

2º - Além do revestimento em concreto foi adicionado ao fundo 50cm de cal virgem, 120cm de pedra brita lavada e mais 30cm de concreto por medida de precaução;

3º - Mesmo gerando uma quantidade mínima, todo este descarte é isento de quaisquer resíduo de tinta, sendo acondicionado em embalagens lacradas utilizadas exclusivamente para tal fim.

Todo o processo faz parte do licenciamento da empresa quando da solicitação da licença ambiental, seguindo carta da Feam e Planta do fosso ecológico.

 

 

© 2015 News Print - Todos os Direitos Reservados