31 3359-4000

Problemas mais frequentes em Impressoras Laser

09 de Setembro de 2015

O que causa a cópia clara?
A umidade acaba inibindo o papel de receber cargas eletrostáticas, pois a mesma umidade em forma de gotículas de água ocupa o espaço entre as fibras do papel não permitindo o acúmulo das cargas eletrostáticas em grande volume.

Assim o toner não é atraído para o papel em volume adequado, tornando a cópia fraca em densidade de preto. Uma forma de sabermos se o problema origina-se do papel úmido é passar o verso da cópia e comparar se a densidade mudou em relação ao primeiro lado da cópia, pois quando a folha passa pela primeira vez dentro da copiadora, grande parte da umidade é removida pelo calor dos rolos de fusão que são bem quentes. Outra forma de saber se o papel está úmido é colocar a folha sobre a copiadora tão logo ele sair. Pode-se notar que as pontas da folha envergarão para cima. Uma folha de papel com baixo índice de umidade não deverá apresentar deformação considerável. Persistir no uso de papel úmido e não dar importância ao defeito da cópia clara poderá acarretar outros tipos de defeito, desperdício de toner e atolamento de papel. Cópia clara também poderá ter como causa o desgaste do revelador para máquinas que usam dois componentes: toner e revelador.

Outro causador de cópias claras são os espelhos da copiadora que com o uso contínuo, recebem o vapor de óleo produzido pela região de calor da máquina e este óleo irá impregnar no espelho facilitando a aderência de poeira, tirando gradativamente o reflexo natural dos espelhos e tornando a cópia clara. Recomendamos solicitar presença do técnico para uma limpeza e o devido acompanhamento da vida útil dos suprimentos e adotarem um controle de troca do frasco de toner, anotando o contador de cópias em toda a troca. Manter o papel dentro de sua embalagem plastificada ou adotar uma estufa também é recomendado para conseguir uma qualidade de cópia adequada e com boa densidade de toner.

O que causa o atolamento do papel?
Tipo e condições em que se encontra o papel. Uma copiadora ou impressora geralmente trabalha com papel de formato e gramatura (espessura) adequado, e quando introduzimos papéis fora destas especificações, estamos nos arriscando a sofrer problemas de atolamento destes papéis dentro da copiadora. É importante observar nas especificações de seu produto, que tipo de papel e como utilizá-los adequadamente e consultar o manual do usuário que deverá orientar como remover papéis atolados da melhor forma possível. Outra causa, a mais comum: é o papel úmido, que tende a perder a rigidez natural, se tornando muito flexível, o que não é bom para ser transportado por entre os rolos de tração dentro da copiadora. O papel úmido não permite uma boa transferência do toner, causando cópias claras e em alguns equipamentos pode provocar defeito e desperdício de toner. Ao passar pela região quente da copiadora, o papel úmido pode sofrer deformações e vinco e até mesmo o famoso atolamento. O papel mais indicado para o uso em impressoras é o de gramatura 75 gramas /m² e formato A4. Este papel é fornecido em resmas com embalagem plastificada, que tem a finalidade de proteger o papel da umidade e assim sendo, é importante conservá-los dentro da embalagem, quando não estão sendo utilizados, mesmo dentro de estufas especiais.

Outro grande causador de atolamento são os roletes de alimentação que ficam instalados próximos às gavetas de papel nas impressoras. Estes roletes são feitos de borracha e têm uma vida útil específica como os pneus dos automóveis. Quando desgastados, tendem a derrapar e não tracionar o papel.

Qual a função do Rolo de Fusão?
O rolo de fusão é constituído de um tubo metálico revestido com uma camada de plástico resistente ao calor, chamado de teflon. Toda copiadora necessita de uma temperatura ideal para a fusão do toner no papel, portanto a vida útil do rolo de fusão é proporcional ao tempo de exposição do rolo ao calor. A sua vida útil também está condicionada pelo desgaste quando em contato com o papel, mas também pode ser reduzida quando em contato com as unhas de separação, que tocam o rolo constantemente podendo arranhá-lo e pelo sensor de temperatura ou termostato. A falta de manutenção produz resíduos de toner que após aquecimento a uma determinada temperatura ficam presos nas pontas das unhas ou entre o sensor térmico. Estes resíduos, muito agressivos ao teflon, acabam destruindo esta camada e assim o toner gruda no alumínio do rolo e sucessivamente no papel de cópia em forma de linha preta.

Qual a função do Rolo de Pressão?
O Rolo de Pressão tem por finalidade provocar uma pressão balanceada contra o rolo de fusão e no exato momento em que o toner está sendo derretido pelo calor do rolo de fusão é comprimido contra o papel no rolo de pressão. Este rolo é composto de um tubo de alumínio ou eixo de aço revestido por borracha de silicone. Ao longo do tempo de uso, a borracha de silicone tende a enrijecer ou estufar, ocasionando pressão desigual provocando o amassamento do papel em forma de vincos. Estes rolos também trabalham com unhas de separação que vão cedo ou tarde, através de um atolamento, provocar o fim da vida do rolo principalmente se ocorrer o desprendimento da capa de teflon, abaixo da borracha de silicone.

O que causa o amassamento do papel com vincos?
O Rolo de Pressão é composto de um tubo de alumínio ou eixo de aço revestido por borracha de silicone. Ao longo do tempo de uso, a borracha de silicone tende a enrijecer ou estufar, ocasionando pressão desigual provocando o amassamento do papel em forma de vincos.

 

 

© 2015 News Print - Todos os Direitos Reservados